Novas tendências para os logotipos em 2019 e 2020

O mercado de design de logotipos é bastante concorrido. E importante. A diferença entre fazer um bom logotipo e um mau logotipo pode significar perdas de grandes quantias de dinheiro para o cliente, por exemplo.

Enquanto há logotipos que estagnam no tempo, e se mantem constantes com o mesmo, algumas marcas procurar, de vez em quando, renovar o seu logotipo. Por exemplo, no início deste ano, duas marcas de roupa, a Zara e a Furla, ambas mudaram o seu logotipo para um design mais modernizado.

Por outro lado, uma empresa que começa, quer um logotipo novo que seja inovador e que ajude a cativar as audiências e clientes.

Por isso é muito importante para quem faz desenho de logotipos estar informado da vanguarda das tendências de logotipos. Então, quais são as tendências? Vamos expor aqui algumas delas.

1. Design de logotipo variável

Com o advento das plataformas multimédia, abriu-se uma possibilidade única no desenho de logotipos: logotipos animados. E este tipo de logotipos é uma ótima ferramenta para fazer ligações com os clientes.

No passado era preciso passar emoções, ligações, respostas, apenas com uma imagem estática. Com uma imagem animada, a coisa fica mais fácil. E mais atrativa também.

2. Geometria “New Age”

Quando as tendências se tornam reconhecíveis, subconscientemente limitamos seu potencial. Caso em questão: estilos de desenho geométrico, que foram vítimas de uma distinção por serem abertamente matemáticos, frios e até autoritários.

Embora seja fácil definir logotipos geométricos como tal, em 2019 há uma tendência ascendente em que os designers estão empurrando esse teto ao emparelhar deliberadamente suas criações com cores vibrantes e composições mais amigáveis para compensar sua reputação.

Solução? Dê um tom mais quente aos seus logotipos. Misture formas geométricas ousadas com paletas coloridas. Limpo e mínimo, mas forte!

3. Logotipos que enganam o olho

Por vezes denominada de “trompe l’oeil”, francês para “enganar os olhos” pois é exatamente isso que trata. Um pouco paralelo às ilusões de ótica, logotipos que empregam este tipo de design atraem a atenção e curiosidade de quem os vê.

Quando você brinca com truques visuais, mantém vivo seu entusiasmo pelo design de logotipo. Por isso promova o design de logotipo que iludem os olhos com a arte da perspetiva e da distorção. Fragmentado, deformado ou visualmente quebrado … está tudo bem aqui.

4. Propositadamente colorido

Contar histórias através das cores é um método inventivo para os designers ajudarem as marcas a moldar relacionamentos autênticos. Não é necessário um especialista em teoria das cores para entender que uma cor como o vermelho evoca paixão, vigor e desejo.

O ponto em que essa tendência pode se complicar é quando a mensagem de uma marca depende muito da seleção de cores para expressar sua identidade.

Escolher as cores certas ajuda as marcas a se comunicarem com mais eficiência. Em vez de usar cores aleatórias simplesmente para atrair a atenção, em 2019 o significado da cor do logotipo é primordial.

5. Espaço negativo

Por último, um design já conhecido, mas que ainda está por ai para ficar. O design de Lindon Leader para a FedEx é sem dúvida o logotipo de espaço negativo mais famoso do mundo.

A engenhosa flecha escondida entre o E e o X não é apenas inteligente, é uma representação lógica do que o serviço de entrega é conhecido.

Este tipo de ideias é bastante atraente e cativante para fazer novos logotipos, e é certamente algo que ficará para os próximos tempos no mercado.

Deixe um comentário